Política e Administração Pública

Projeto institui senha biométrica para dados do governo

19/10/2007 - 11:49  

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1230/07, do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), que torna obrigatória a identificação biométrica para acesso a bancos de dados dos setores de arrecadação de tributos, pagamentos diversos e de pessoal da administração pública direta, indireta e fundacional. A tecnologia biométrica é usada para a identificação de pessoas através das características únicas de cada indivíduo, como face, íris e impressão digital.

De acordo com o autor, os bancos de dados do serviço público normalmente usam sistema de acesso por códigos alfanuméricos, o que facilita a fraude. "Esse mecanismo não tem protegido efetivamente o erário", argumenta o deputado, lembrando a sofisticação crescente dos métodos usados por quadrilhas para acessar dados e informações tributárias ou de renda.

Proteção
A proposta determina ainda que os bancos de dados tenham mecanismo de registro e arquivamento automático de alterações nas informações armazenadas. Esses dados não poderão ser alterados ou apagados, antes do transcurso do prazo para prescrição de crimes contra a administração pública (cinco anos). Assim, se necessário, será possível averiguar quando e quem fez as alterações.

O parlamentar lembrou que o Supremo Tribunal Federal (STF) já utiliza esse sistema nos casos sujeitos a segredo de justiça.

Tramitação
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Trabalho, Administração e Serviço Público; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Vania alves
Edição - Paulo Cesar Santos

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1230/2007

Íntegra da proposta