Política e Administração Pública

Projeto cria cargos de informática para TRT de Manaus

10/10/2007 - 11:50  

A Câmara analisa a criação de cargos efetivos na área de informática para a Secretaria do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, com sede em Manaus (AM), com jurisdição sobre Amazonas e Roraima. A medida está prevista no Projeto de Lei 1652/07, do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

A proposta de criação de seis cargos efetivos de analista judiciário - na especialidade análise de sistemas - e seis cargos efetivos de técnico judiciário - na especialidade programação - já foi aprovada pelo Conselho Nacional de Justiça. O TRT da 11ª Região foi criado em 1981 e possui 8 juízes de segundo grau, 32 varas judiciais e 64 juízes de primeiro grau.

Noções elementares
De acordo com TST, a Secretaria de Informática é composta por apenas dois programadores e dois analistas de sistemas. Os demais servidores possuem noções elementares de informática, tendo sido recrutados e treinados pela própria secretaria.

Segundo a justificativa do tribunal, o problema do pequeno número de servidores é que, no interior do Amazonas e na cidade de Boa Vista (RR) as redes são locais e não contam com pessoal de apoio. Dessa forma, todos os problemas são resolvidos pelos analistas e programadores lotados em Manaus, exigindo o deslocamento aéreo dos servidores até essas localidades.

Banco de dados
Além disso, todos os sistemas administrativos, tais como de pessoal, pagamento, almoxarifado, bens permanentes, controle de manutenção de veículos e de processos já foram informatizados e são mantidos por apenas um analista. Somente a manutenção do sistema de pagamento, por exemplo, exige a dedicação integral de um programador.

Segundo o tribunal, a administração dos bancos de dados é precária, pois apenas um analista consegue de gerenciar com total habilidade as bases existentes - o que provoca muitos problemas quando o funcionário está em férias. Muitos setores também cobram da Secretaria de Informática o desenvolvimento de aplicações específicas, que, de acordo com o TST, não podem ser feitas "por absoluta falta de recursos humanos".

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo e em regime de prioridade, pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
TST propõe mais funções comissionadas no TRT de Recife
Comissão aprova criação de cargos de juiz para TRT/AM
Trabalho aprova aumento do número de juízes no TRT-CE
Comissão aprova novos juízes para TRT de Campinas
Trabalho aprova regularização de cargos no TRT do Rio
Trabalho aprova mais juízes para o TRT do Espírito Santo

Reportagem - Cristiane Bernardes
Edição - Renata Tôrres

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 1652/2007

Íntegra da proposta