Política e Administração Pública

Projeto obriga o SUS a oferecer vacina contra HPV

08/06/2007 - 12:24  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 164/07, da deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), que obriga o Sistema Único de Saúde (SUS) a oferecer a vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) às mulheres entre 9 e 26 anos. Esse vírus é a principal causa de lesões que provocam o câncer do colo do útero.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de colo do útero é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres, superado apenas pelo de pele e de mama. Além disso, o câncer de colo do útero é a quarta causa de morte de mulheres no País. Em 2006, o Inca calcula que tenham surgido mais de 19 mil novos casos de câncer de colo do útero.

Grazziotin explica que "vários fatores, inclusive a dificuldade de acesso das mulheres ao exame de rastreamento, o Papanicolau, e ao tratamento subseqüente nos serviços públicos, contribuem para manter as altas taxas de prevalência e mortalidade, principalmente entre mulheres de baixa renda".

Vacina
A vacina contra o HPV foi autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no fim de 2006. Uma das dificuldades para oferecer a vacina nos postos de saúde é seu alto custo de produção. Hoje, o tratamento completo, com três doses, custaria em média R$ 820 por pessoa.

No Ministério da Saúde, um grupo de trabalho também discute as possibilidades de incorporação da vacina no SUS. É estudada a negociação com laboratórios para se conseguir um menor custo para a compra da vacina.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/ND

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 164/2007

Íntegra da proposta