Política e Administração Pública

Medida provisória cria Secretaria de Comunicação Social

02/04/2007 - 19:10  

Tramita na Câmara a Medida Provisória 360/07, editada pelo Poder Executivo na última quinta-feira (29), que cria a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República. O cargo de secretário tem status de ministro e já está ocupado, desde sexta-feira, pelo jornalista Franklin Martins. Ele também atuará como porta-voz do presidente.

A MP altera a Lei 10683/03, relativa à organização da Presidência da República e dos ministérios. Integram a estrutura da nova secretaria uma subchefia-executiva e até três secretarias.

Atribuições
A nova secretaria terá como atribuições formular e implementar a política de comunicação e divulgação social do governo, além de coordenar, normatizar, supervisionar e controlar a publicidade e os patrocínios dos órgãos e entidades da administração pública federal, direta e indireta, e de sociedades sob controle da União.

Também caberá à nova secretaria implantar programas informativos; organizar e desenvolver sistemas de informação e pesquisa de opinião pública; coordenar a comunicação interministerial e as ações de informação e difusão das políticas de governo; e convocar as redes obrigatórias de rádio e televisão.

Outra importante função da Secretaria de Comunicação Social será coordenar e consolidar a implantação do sistema brasileiro de televisão pública - a nova rede estatal de televisão, cujo projeto já está pronto e foi elaborado pelo Ministério das Comunicações.

Tramitação
A medida provisória tem regime de urgência e passa a trancar a pauta do Plenário a partir do dia 13 de maio.

Conheça a tramitação de medidas provisórias

Notícias anteriores:
Hélio Costa diz que canal digital público é possível
Entidades pedem rapidez nas concessões de rádio e TV

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: MPV 360/2007

Íntegra da proposta