Comissão aprofundará debate sobre prioridades da cultura

07/03/2007 - 13:05  

A Comissão de Educação e Cultura dará prosseguimento ao debate iniciado nesta manhã sobre as prioridades listadas pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil, para este ano. No próximo dia 13, às 14 horas, no gabinete da presidência da comissão, o secretário-executivo do ministério, Juca Ferreira, vai participar de audiência com os parlamentares para aprofundar a discussão. "Esse encontro de hoje precisa ser desdobrado de ambos os lados [comissão e ministério], para que junto possamos aprofundar o debate com a sociedade", disse Gilberto Gil.

Nesta manhã, Gil apresentou aos integrantes da comissão cinco pontos estratégicos para o setor cultural, entre eles a aprovação do Plano Nacional de Cultura. O deputado Severiano Alves (PDT-BA) acredita que o plano pode selar o compromisso do Poder Público com a cultura.

O presidente da comissão, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), anunciou que o vice-presidente da comissão, deputado Frank Aguiar (PTB-SP), será o relator do projeto que cria o Plano Nacional de Cultura. Segundo Vieira, essa é uma forma de homenagear os novos deputados que chegam à Casa.

O deputado Carlos Abicalil (PT-MT), que também participou da reunião nesta manhã, ressaltou a importância de o Ministério da Cultura comemorar os 70 do Iphan, outro prioridade listada pelo ministro, e lembrou ainda que neste ano será comemorado o centenário do marechal Cândido Rondon.

A reunião foi encerrada há pouco.

Reportagem - Mônica Montenegro / Rádio Câmara
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.