Política e Administração Pública

Câmara oferece palestras com orientações a deputados

30/01/2007 - 15:21  

Os deputados que tomam posse nesta quinta-feira (1º) passaram a manhã desta terça-feira (30) recebendo informações sobre o funcionamento do Poder Legislativo. O Encontro Parlamentar da 53ª Legislatura, iniciativa inédita na Câmara, atraiu não só parlamentares de primeiro mandato, mas também políticos que agora retornam à Casa, entre eles José Genoíno (PT-SP) e Alceni Guerra (PFL-PR).

O presidente da Câmara, Aldo Rebelo, abriu o evento ressaltando a importância das decisões tomadas no Parlamento e lembrou de personalidades da história do Brasil que passaram pela Câmara. Aldo afirmou que haverá "enriquecimento" da Câmara com a eleição de lideranças políticas "importantes e experientes". Entre elas, citou os ex-governadores Ciro Gomes (PSB-CE) e Albano Franco (PSDB-SE).

Questionado por um jornalista, Aldo disse que sua apresentação aos deputados não pode ser encarada como uso do poder para fazer campanha à sua reeleição como presidente da Câmara. Para Aldo, as boas-vindas aos deputados que chegam "é uma obrigação do presidente e da direção da Casa". Os outros dois candidatos, Gustavo Fruet (PSDB-PR) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), também compareceram ao evento e aproveitaram para fazer um corpo-a-corpo com os novos deputados.

Além de assistirem a palestras sobre recursos humanos e processo legislativo, os novos parlamentares ouviram conselhos de um dos deputados mais experientes da Câmara. O primeiro-secretário Inocêncio Oliveira (PR-PE) saudou os novos colegas e recomendou que os novos deputados mostrem o trabalho da Casa ao público, pois hoje há uma supervalorização do Poder Executivo.

O primeiro-secretário ressaltou a importância de os novos parlamentares estudarem o Regimento Interno da Casa. Na opinião de Inocêncio, só pode ser um bom parlamentar quem souber seus direitos e deveres. "Se a Constituição é a nossa Bíblia, o Regimento tem de ser o nosso Evangelho", afirmou.

Pela manhã, o especialista em gestão estratégica Oscar Motomura e o chefe da Assessoria Técnico-Jurídica da Secretaria-Geral da Mesa, Fernando Sabóia, foram os palestrantes. Eles falaram, respectivamente, sobre gestão e Processo Legislativo. O Encontro Parlamentar da 53ª Legislatura ocorre no auditório Nereu Ramos.

Reportagem - Da Reportagem/FB
Edição - Francisco Brandão

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.