CPMI deve apresentar relatório em uma semana

07/12/2006 - 15:27  

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Sanguessugas, deputado Antonio Carlos Biscaia (PT-RJ), vai marcar a apresentação do relatório final para a próxima semana, apesar da tentativa de alguns parlamentares de prorrogar os trabalhos da comissão até janeiro.

O relator da CPMI, senador Amir Lando (PMDB-RO), deve apresentar o documento entre quarta (13) e sexta-feira (15). A comissão terá até o dia 19, prazo final dos trabalhos, para votá-lo. Tanto Biscaia como Lando temem que uma prorrogação até janeiro impossibilite a votação do relatório devido ao baixo quorum no período de recesso.

Além disso, Amir Lando considera difícil avançar nas investigações sobre o episódio envolvendo a compra por petistas do dossiê contra políticos tucanos. "Vamos criar expectativa durante um período longo e em um momento difícil de produzir que é o recesso. O que nós podíamos ter feito, fizemos na primeira fase. Agora, o dossiê é uma coisa complicada", disse o senador, lembrando que o objeto de investigação seria outro. "Precisaríamos nos deter em outro objetivo, porque a relação que ele tem com a CPMI é apenas um ponto de contato que é o nome Vedoin. Fora daí são outros atores, outra motivação."

A favor
O vice-presidente da CPMI, deputado Raul Jungmann (PPS-PE), no entanto, insiste na necessidade de prorrogar os trabalhos e aprofundar as investigações. Ele faz parte do grupo de parlamentares que tenta conseguir as assinaturas necessárias para o requerimento de prorrogação. No Senado, já foram colhidas as 27 assinaturas necessárias. Jungmann trabalha para conseguir as 171 assinaturas na Câmara.

"Na Câmara já ultrapassamos a barreira das 100 assinaturas, mas eu acredito que vamos nos aproximar de 170 até o fim desta semana e início da próxima", calcula o deputado. "Vamos pedir o prazo máximo [de prorrogação], mas efetivamente esperamos terminar um pouco antes", explica o parlamentar. Isso porque no dia 1º de fevereiro ocorrerá a posse dos novos deputados e senadores, e "então se encerra essa atual legislatura, e a CPMI não pode ser prorrogada de uma legislatura para outra".

Inquérito policial
Jungmann defende ainda que a CPMI aguarde a conclusão do inquérito da Polícia Federal sobre o caso do dossiê, no próximo dia 25, para apresentar o relatório final. Ele também quer aproveitar a prorrogação dos trabalhos para ouvir novos depoimentos, como o do presidente licenciado do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP); do ex-assessor da Presidência da República Freud Godoy; e do delegado da Polícia Federal Edmilson Bruno.

Entenda o caso do dossiê
Entenda o esquema da máfia das sanguessugas

Reportagem - Geórgia Moraes/Rádio Câmara
Edição - Natalia Doederlein

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.