Agropecuária

Área do Parque Nacional do Pau Brasil pode ser reduzida

16/10/2006 - 18:18  

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7426/06, do deputado Guilherme Menezes (PT-BA), que reduz a área do Parque Nacional do Pau Brasil, localizado no município de Porto Seguro (BA). O objetivo é beneficiar descendentes de posseiros que há mais de 20 anos reivindicam o direito de viver em uma zona situada na porção norte do parque. Criado por decreto federal em 1999, o parque é posterior a essa ocupação.
Segundo o deputado, o processo de desapropriação da área do parque prejudicou as famílias que deveriam ter assegurado o seu direito de ocupação. Ele afirma que a demarcação ocorreu a partir da desapropriação de glebas com títulos de propriedade adquiridos fraudulentamente por pessoas de origem estrangeira, residentes fora do estado da Bahia. Essas pessoas teriam servido como "testa-de-ferro" para transferir o domínio da terra à multinacional Brasil Holanda S/A (Bralanda).

Perseguição e violência
Guilherme Menezes lembra que a grilagem praticada pela Bralanda foi confirmada por uma comissão parlamentar de inquérito da Assembléia do Estado da Bahia. De acordo com o deputado, a empresa violou o direito à integridade física, à dignidade e à vida de mais de 300 posseiros. A Bralanda teria promovido ações de perseguição e violência que resultaram em desaparecimentos e na morte de 10 pessoas. É para recompor os direitos desses posseiros que o deputado propõe a redução da área do parque.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Criação de áreas ambientais no Pará pode ser anulada
Câmara aprova ampliação do Parque de Jericoacoara
Proposta reduz área de parque nacional no Pará
Aprovada ampliação do Parque Nacional de Brasília

Reportagem - Newton Araújo Jr.
Edição - Pierre Triboli

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7426/2006

Íntegra da proposta