Comissão aprova aposentadoria compulsória aos 75 anos

07/06/2006 - 18:26  

A comissão especial sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 457/05, que eleva de 70 para 75 anos a idade para a aposentadoria compulsória dos servidores públicos, aprovou hoje o substitutivo do relator, deputado João Castelo (PSDB-MA).
Pela proposta original, do Senado, a elevação do limite de aposentadoria seria imediata apenas para os ministros dos tribunais superiores. Em relação ao restante dos servidores públicos, o texto condicionava a mudança à aprovação de uma lei complementar. No substitutivo, Castelo eliminou essa distinção, que considerou um casuísmo. Seu parecer suprime a necessidade de aprovação de lei complementar. "Todos são iguais perante a lei", lembra.
De acordo com o relator, a PEC beneficiará o servidor que não teve condições de assegurar os proventos integrais na aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade - a proposta estabelece que o servidor terá direito ao provento integral se optar pela aposentadoria aos 75 anos e tiver 35 anos de contribuição.

Condições
Castelo ressalta, no entanto, que a permanência do servidor no trabalho até os 75 anos ocorrerá quando houver condições físicas e intelectuais e quando for apropriado o seu aproveitamento pela administração pública, em razão da experiência e do conhecimento acumulados.
O relator argumenta ainda que a aposentadoria compulsória existe apenas no serviço público, não atingindo os empregados do setor privado e das empresas públicas e sociedades de economia mista - que contam com ampla liberdade para permanecerem em atividade, independentemente da idade.
"A PEC não privilegia qualquer grupo de funcionários, individualmente; pelo contrário, beneficia a todo e qualquer funcionário público municipal, estadual e federal", observa o relator.
A proposta será agora examinada pelo Plenário da Câmara em duas votações.

Notícias anteriores:
Relator defende aposentadoria compulsória aos 75 anos
PSB quer adiar votação de mudança em aposentadoria
Aposentadoria influencia perfil das instituições, diz AMB
Edson Vidigal sugere aposentadoria aos 75 anos para todos

Reportagem - Oscar Telles
Edição - Sandra Crespo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
JPJ

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.