Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agência Câmara de Notícias > Administração Pública > Comissão aprova poder de polícia para guardas municipais
Pesquisar notícias
26/10/2005 23:24

Comissão aprova poder de polícia para guardas municipais

A Comissão Especial das Guardas Municipais aprovou nesta quarta-feira a PEC 534/02, do Senado, que redefine a competência da guarda municipal. A proposta prevê que os guardas poderão andar armados ao fazer a segurança. “Esse é o primeiro reflexo do referendo do último domingo, que fez acelerar o projeto, parado há três anos”, afirmou o relator da matéria, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Na visão do deputado, os guardas municipais poderão fazer um trabalho mais efetivo, dando maior segurança à população. Segundo Faria de Sá, a situação de parte dos guardas municipais já havia sido resolvida no Estatuto do Desarmamento, com a autorização de porte de armas para os guardas de cidades com mais de 50 mil habitantes e de regiões metropolitanas. “Agora eles terão possibilidade total de exercer a segurança da população”, afirma o parlamentar.
A PEC das guardas municipais teve origem no Senado e chegou à Câmara em maio de 2002. A primeira comissão especial foi dissolvida em fevereiro de 2003, com o fim da legislatura, sem conseguir votar a proposta. A criação da guarda nacional, que também estava proposta na PEC, foi vetada no relatório do deputado Arnaldo Faria de Sá.
A proposta segue agora para o Plenário, onde será apreciada em dois turnos de votação.

Da Reportagem/PR

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.PR



A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara de Notícias'



Mapa do Portal