Plenarinho, TV e Rádio Câmara são premiados

20/01/2005 - 16:51  

As iniciativas da Câmara dos Deputados na promoção dos direitos das crianças e adolescentes foram reconhecidas ontem por duas importantes organizações internacionais. O site Plenarinho tornou-se o primeiro sítio infantil dos países de Língua Portuguesa a ser premiado com o selo Direitos Humanos Nota 10, concedido anualmente pela Ong DHNet.
A Rádio Câmara e TV Câmara receberam, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), um certificado de reconhecimento pela participação e contribuição em projetos sociais em prol das crianças e adolescentes.

Cidadania e Legislativo
Criado em agosto, o Plenarinho foi premiado por ter sido a primeira página da Internet a abordar, em uma linguagem voltada às crianças do ensino fundamental, os temas da cidadania e da importância do Poder Legislativo. "Nós só damos o selo Nota 10 aos sítios que têm, ao mesmo tempo, uma boa proposta, um conteúdo de excelente qualidade e um padrão estético de alto nível. É o caso do Plenarinho", explica o coordenador da Dhnet, Roberto Monte.
A Dhnet, que concede o prêmio há seis anos, tem, há 10 anos, um portal que funciona como provedor de informações sobre os direitos humanos. Até hoje, foram agraciados 100 sítios de todos os países de Língua Portuguesa, incluindo o Brasil, Portugal, nações africanas como Angola e Cabo Verde e comunidades asiáticas, como Macau.
Roberto Monte destaca o fato de o Plenarinho ter sido a primeira página infantil a entrar nessa lista: "Foi uma surpresa agradável, pois, geralmente, a questão da cidadania e dos direitos humanos só é trabalhada na Internet para os adolescentes, e não para as crianças", ressalta. "É um grande ânimo ver esse tema ser abordado de maneira tão inteligente", complementa Monte, que já presidiu o Conselho dos Direitos Humanos do Rio Grande do Norte e atua desde 1980 nessa área.
A página, que chegou a atingir a marca de quatro mil acessos diários, terá, ainda neste semestre, o conteúdo ampliado, transformando-se em um portal.

Preocupação com a criança
Com relação aos prêmios para a Rádio Câmara e a TV Câmara, o reconhecimento do Unicef também se deve ao trabalho na promoção dos direitos das crianças. No caso da Rádio Câmara, a ação premiada foi a campanha "Criança Segura", desenvolvida em parceria com o site Plenarinho, com dicas sobre prevenção de acidentes. Além disso, produziu os primeiros CDs com gravações dos textos de mais de 200 livros infantis - permitindo o acesso à literatura de crianças com necessidades especiais.
A Rádio Câmara também emprestou os seus estúdios para o Unicef gravar spots de campanhas para as crianças. A rádio mantém um programa infantil, o Casa da Árvore, e disponibiliza no site da Câmara um link para o acesso às notícias ligadas ao universo infantil - a Rádio Criança.
No caso da TV Câmara, o certificado foi concedido em razão de um comercial de 30 segundos pedindo contribuição para campanha do Unicef, com enfoque na ajuda à Infância.

Leia mais:
Site da Câmara é Top 10 do Prêmio Ibest para Política
TV Câmara recebe prêmio Vladimir Herzog

Reportagem - João Pitella Junior
Edição - Simone Ravazzolli

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel.(61) 216.1851 / 216.1852
Fax.(61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência também utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.