Economia

Desenvolvimento Econômico aprova criação do “Selo Empresa Cidadã”

14/12/2018 - 15:42  

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou o projeto que cria o “Selo Empresa Cidadã” para atestar a responsabilidade social e ambiental das empresas brasileiras (PL 8224/17).

Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Keiko Ota (PSB - SP)
Keiko Ota: "A criação de instrumentos que visibilizem as ações da empresa teria um poder transformador muito positivo"

A proposta, do deputado Francisco Floriano (DEM-RJ), permite que o empresário use o selo na promoção da sua empresa e produtos. As despesas decorrentes das análises e vistorias necessárias para a concessão do “Selo Empresa Cidadã” serão custeadas mediante o pagamento, pelo empresário, de preço público ou tarifa, conforme o caso.

Critérios
A relatora, deputada Keiko Ota (PSB-SP), recocmendou a aprovação do projeto com uma emenda que define critérios para a concessão do selo.

A emenda restringe a concessão dessa certificação a empresas que cumpram requisitos de responsabilidade social estabelecidos em norma pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, que sigam diretrizes propostas pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável –CEBDS e que estimulem a redução do consumo de recursos naturais.

“O crescente sentimento de responsabilidade social e ambiental no seio da sociedade torna cada vez mais valorizáveis as boas práticas de empresas”, explicou Ota.

Tramitação
A proposta, de caráter conclusivo, ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8224/2017

Íntegra da proposta