Educação, cultura e esportes

Câmara promove seminário sobre preservação da memória institucional

19/11/2018 - 08:01  

SEFOT
Anjo, de Alfredo Ceschiatti, em bronze dourado.
A escultura Anjo, de Alfredo Ceschiatti, em bronze dourado. Ao fundo, à esquerda, painel de azulejos de Athos Bulcão

A Câmara dos Deputados realiza, de hoje a sexta-feira (23), o seminário “Preservação da Memória Institucional: Perspectivas e Interdisciplinaridades”. O evento reunirá gestores e especialistas do Poder Legislativo e de diversas instituições públicas brasileiras custodiantes de bens culturais – como bibliotecas, arquivos e museus –, com o intuito de abrir canais de discussão técnica e científica sobre a preservação, o acesso e a fruição da memória institucional, em especial, da memória legislativa.

Serão debatidos temas como a conservação e a restauração de acervos, a educação patrimonial e a tecnologia digital. A programação inclui oficinas, minicursos e visitas guiadas às galerias, reservas técnicas e laboratórios da Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU).

A abertura do evento será realizada no auditório Nereu Ramos, às 9h30, seguida de palestra com Paulo Knauss de Mendonça, diretor do Museu Histórico Nacional (Ibram/MinC), que vai falar sobre o tema “Memória Institucional e prática de colecionar”.

Da Redação - RS

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.