Economia

Projeto revoga norma que impede propriedades menores de serem enquadradas como parques temáticos

20/09/2018 - 15:07  

Proposta em análise na Câmara dos Deputados anula trecho de decreto presidencial que impede propriedades com menos de 60 mil m² de serem enquadradas como parques temáticos. 

Will Shutter/Câmara dos Deputados
Audiência pública para debater sobre a proibição, em todo o território nacional, de zoológicos, aquários e parques que exponham animais silvestres. Dep. Evandro Roman (PSD - PR)
Evandro Roman: limitação atual atrapalha empreendedorismo

A alteração do decreto está prevista no Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 1021/18, do deputado Evandro Roman (PSD-PR).

O trecho a ser sustado faz parte do Decreto 7.381/10, que regulamenta a Política Nacional de Turismo (Lei 11.771/08), a qual define as atribuições do governo federal no planejamento, desenvolvimento e estímulo ao setor turístico.

Segundo Roman, a limitação prevista no decreto (área mínima de 60 mil m²) não encontra respaldo em nenhuma lei ordinária e, portanto, invade a competência legislativa do Congresso Nacional.

“Vedar o enquadramento como prestador de serviço turístico na modalidade de parque temático daqueles sítios que não atingem a metragem mínima restringe a liberdade de iniciativa de empreender”, contesta Roman.

Tramitação
O texto será analisado pelas comissões de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 1021/2018

Íntegra da proposta