Economia

Projeto define princípios do turismo rural sustentável

19/09/2018 - 15:47  

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
Homenagem ao Dia Nacional do Líder Comunitário. Dep. Rôney Nemer (PP - DF)
Nemer: “A sustentabilidade das atividades rurais, especialmente dos agricultores familiares, é estratégica para a segurança alimentar de toda a sociedade”

Tramita na Câmara um projeto do deputado Rôney Nemer (PP-DF) que estabelece princípios para o turismo rural sustentável (PL 9824/18). A proposta define como empreendimentos de turismo rural da agricultura familiar aqueles que desenvolvem atividades turísticas sustentáveis nos estabelecimentos de agricultores familiares.

Pelo texto, são consideradas atividades turísticas sustentáveis da agricultura familiar, entre outros:
• o comércio de produtos alimentícios in natura de origem local;
• o comércio de produtos de origem animal ou vegetal agroindustrializados artesanalmente no local, por meio de processos de fabricação típicos da agricultura familiar;
• o comércio de artesanato de produção local;
• os serviços de lazer e entretenimento, tais como passeios, trilhas, demonstrações ou a participação direta dos turistas nas atividades e lidas diárias comuns dos agricultores familiares;
• a educação ambiental.

O projeto propõe ainda que o poder público dê apoio ao desenvolvimento dos empreendimentos de turismo rural da agricultura familiar, especialmente por meio dos instrumentos de crédito e assistência técnica e extensão rural.

Para Rôney Nemer, a promoção do turismo rural sustentável é uma maneira eficaz de promover a troca de conhecimentos entre as famílias urbanas e rurais.

“As famílias urbanas da atualidade estão perdendo rapidamente suas conexões e laços de parentesco com famílias rurais, tornando as novas gerações ignorantes sobre os modos de vida, processos de produção e origem dos alimentos que são servidos à mesa”, afirma o parlamentar.

Tramitação
O projeto tramita conclusivamente e será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Turismo; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 9824/2018

Íntegra da proposta