Trabalho, Previdência e Assistência

Audiência avalia eficiência do sistema e-Social

21/06/2018 - 08:05  

Três comissões discutem nesta manhã a importância do sistema e-Social para unificação, simplificação, redução da burocracia e melhoria da eficiência para o governo e empresas.

O e-Social, instituído em 2014, é um sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, que busca reduzir a burocracia e eliminar redundâncias nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas.

Os deputados Odorico Monteiro (PSB-CE) e Orlando Silva (PCdoB-SP), que pediram a realização do debate, afirmam que o e-Social é uma ferramenta importante de transmissão simplificada, utilizada pelos empregadores para comunicar ao governo informações como vínculos trabalhistas, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidentes de trabalho, aviso prévio, entre outras.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto, entre outros:
- o auditor fiscal do Ministério do Trabalho José Alberto Maia;
- o auditor fiscal da Receita Federal Altemir Linhares de Melo; e
- o representante da Caixa Econômica Federal Henrique José Santana.

O debate, promovido pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; de Seguridade Social e Família; e de Trabalho, de Administração e Serviço Público, será realizado a partir das 10 horas, plenário 13, e poderá ser acompanhado ao vivo.

Da Redação – ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.