Cidades e transportes

Audiência debaterá criação de centro de inovação e logística em Minas Gerais

20/06/2018 - 08:18  

A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza hoje uma audiência pública para debater a criação do Centro Global de Inovação e Logística, em Contagem (MG). A implementação do centro ocorre por meio de parceria entre o governo de Minas Gerais e a empresa norte-americana Hyperloop Transportation Technologies (HyperloopTT).

A HyperloopTT é conhecida por atuar no desenvolvimento de um trem-bala idealizado pelo empresário norte-americano Elon Musk. Trata-se do chamado “transporte em cápsulas”, por meio do qual passageiros poderão ser transportados em cápsulas que percorrem um tubo, movidas por levitação eletromagnética. Esse meio de transporte chegaria a atingir 1.200 km/h, o que permitiria ir de Belo Horizonte a São Paulo em 30 minutos.

O centro de inovação em Contagem será o quarto polo de pesquisa e desenvolvimento da Hyperloop no mundo e o único dedicado ao desenvolvimento da tecnologia para o transporte de carga. Além da unidade brasileira, a empresa tem centros de inovação em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Los Angeles (Estados Unidos) e Toulouse (França).

A parceria público-privada (PPP) para implementação do centro terá investimento de R$ 26 milhões em sua primeira fase, com contribuições de R$ 13 milhões do governo de MG e o restante da Hyperloop e de outros investidores privados. Já a prefeitura de Contagem cedeu um espaço com 22 mil m².

“O objetivo da audiência pública é conhecer mais profundamente o projeto do Centro Global de Inovação e Logística e discutir medidas que possam contribuir com o seu desenvolvimento, por meio de ações da Comissão de Viação e Transportes”, diz a deputada Raquel Muniz (PSD-MG), que solicitou o debate juntamente com o deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).

Convidados
Foram convidados para a audiência:
- o diretor do Departamento de Políticas e Programas de Apoio à Inovação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Jorge Mário Campagnolo;
- o diretor de Desenvolvimento de Negócios da HyperloopTT, Ricardo Penzin;
- o chefe de gabinete da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Ricardo Luiz Barbosa Guimarães;
- o gerente do Escritório de Representação da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Getúlio Vargas Alvares Guimarães.

A audiência está marcada para as 9 horas, no plenário 11. O evento será interativo, e os interessados podem participar enviando perguntas, críticas e sugestões pelo portal e-Democracia, no banner abaixo.

Da Redação
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.