Saúde

Audiência conjunta discute combate a doença contagiosa que atinge animais domésticos

26/09/2017 - 08:50  

As comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Seguridade Social e Família realizam audiência pública hoje sobre prevenção e combate à esporotricose - micose causada por fungo universal que causa doenças especialmente em países de clima tropical e subtropical.

Além de atingir seres humanos, a doença também acomete várias espécies de animais silvestres e domésticos, principalmente o gato e o cachorro. Os gatos geralmente adquirem uma forma grave e disseminada do mal, que pode ser transmitido a humanos.

Segundo os deputados Nilto Tatto (PT-SP), Marcelo Álvaro Antônio (PR-MG) e Adelmo Carneiro Leão (PT-MG), que solicitaram o debate, especialistas admitem que a doença hoje é considerada a maior infecção por animais no mundo.

A Comissão de Meio Ambiente recebeu, da Presidência da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete (MG), ofício que solicita a realização de audiência em âmbito nacional sobre as medidas para prevenção e combate à esporotricose. O documento diz que o aumento exponencial de casos confirmados da doença felina e humana no Brasil alertam para a falta de políticas públicas preventivas e combativas.

Convidados
Foram convidados para o debate:
- a médica veterinária e presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, Carla Sassi;
- o médico infectologista da Unesp Botucatu Alexandre Naime;
- a pesquisadora e responsável pelo setor de zoonose da Fiocruz Isabella Dib; e
- a técnica da Coordenação Geral de Doenças Transmissíveis, Maria Adelaide Millington.

Participação popular
O evento, que será realizado no plenário 8, às 14 horas, e poderá ser acompanhado por meio do portal e-Democracia.

Da Redação - RN

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.