Política e Administração Pública

Líder do PPS pede cumprimento de acordo, mas partidos passam a obstruir

20/09/2017 - 00:39  

Assista ao vivo

O líder do PPS, deputado Arnaldo Jordy (PA), apelou aos deputados para que cumpram o acordo feito na semana passada para aprovar o destaque do partido e adiar até 2020 a aplicação da regra que proíbe as coligações em eleições de deputados e vereadores.

Esse prazo estava definido na proposta original, mas foi alterado para 2018 durante a votação na comissão especial.

Vários partidos, no entanto, passaram a obstruir, o que compromete a realização a votação por falta de quórum.

“Semana passada fizemos um acordo que foi discutido, questionado e feito o compromisso. Esse acordo foi cumprido pela grande maioria daqui, e o que estamos pedindo é que não cabe agora a revanche”, disse Jordy, referindo-se aos derrotados na votação anterior, que rejeitou o “distritão”.

A relatora da proposta, deputada Sheridan (PSDB-RR), também cobrou o cumprimento do acordo. “Unanimidade não vai existir, mas houve acordo de homens e mulheres, não de meninos. Espero que esse acordo possa progredir”, disse. 

O deputado João Fernando Coutinho (PSB-PE), no entanto, afirmou que houve quebra de acordo. “Vemos que muitos não estão respeitando o acordo, temos um quórum baixo para aprovar a matéria e, por isso, vamos orientar pela obstrução”, disse.

O líder do PR, deputado José Rocha (BA), afirmou que o partido entraria em obstrução “com tranquilidade” por ter um destaque que também quer adiar o fim das coligações.

Já o líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), lembrou que participaram do acordo PMDB, PSDB, PP, PSB, PCdoB e PTB. “ O acordo foi feito independentemente da derrubada do distritão”, disse.

Mais informações a seguir

A sessão do Plenário também é transmitida pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Rosalva Nunes

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.