Direitos Humanos

Comissão discute como combater o tráfico de pessoas

30/08/2017 - 08:16  

Agência de Notícias do Acre / Flickr
Adoção abrigo
Segundo a ONU, um terço das vítimas de tráfico humano em todo o mundo são crianças

O tráfico de pessoas é tema de audiência pública nesta quarta-feira (30) na Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. “Nunca houve na história da humanidade tantas pessoas vivendo em estado de escravidão como agora, nos tempos atuais”, afirma a deputada Ana Perugini (PT-SP), que pediu a realização do debate.

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), todos os países do mundo são afetados pelo tráfico de seres humanos, seja como local de origem, trânsito ou destino das vítimas.

“Diferentemente da escravidão negra, atualmente todas as etnias podem ser vítimas deste crime perverso que rende lucros incalculáveis”, afirma a parlamentar.

Um relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT) estima que, em 2005, o trabalho escravo rendia por ano 32 bilhões de dólares. Outro relatório da OIT calcula que, em 2012, havia 21 milhões de pessoas vítimas de trabalho forçado no mundo.

“Urge que a sociedade brasileira tome uma posição definitiva e eficaz na luta do enfrentamento a esse crime que nos enche de vergonha e indignação”, afirma Ana Perugini.

Debatedores
Foram convidados para discutir o assunto:
- a jornalista e ativista no combate ao tráfico de pessoas Priscila Siqueira;
- o defensor público do grupo de trabalho de enfrentamento ao tráfico de pessoas Leonardo Cardoso de Magalhães;
- a coordenadora do Projeto Vez e Voz, Rosa Maria Silva Santos; e
- o diretor da SOS Dignidade e membro do Comitê de Enfrentamento de Tráfico de Pessoas (CETP) da Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, Barry Michael Wolfe.

A audiência será realizada no plenário 3, a partir das 14h30, e poderá ser acompanhada ao vivo pelo WebCamara.

Da Redação - ND

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.