Relações exteriores

Grupo Parlamentar Brasil-Argentina define plano de trabalho

23/08/2017 - 19:49  

O Grupo Parlamentar Brasil-Argentina definiu nesta quarta-feira (23) o plano de trabalho para o biênio 2017-2018. As reuniões do grupo ocorrerão bimestralmente e terão como objetivo o incentivo à cooperação bilateral e o fortalecimento da aliança estratégica entre os dois países.

Com seis itens, a agenda aprovada prevê parcerias e a redução de entraves burocráticos que dificultam a livre interação entre Brasil e Argentina.

Objetivos
A possibilidade de superação das barreiras regulamentares, sanitárias e fitossanitárias no comércio bilateral é um dos temas a serem tratados pelo grupo, que deverá identificar os trâmites legislativos que dificultam o livre trânsito de mercadorias.

Na pauta do grupo também está o acompanhamento da atuação da Agência Argentino-Brasileira de Controle e Contabilidade Nuclear e o cumprimento dos acordos de banimento do uso, fabricação e comercialização de armas químicas e bacteriológicas.

O colegiado também vai analisar as decisões do Conselho do Mercado Comum do Mercosul que não foram aplicadas, para revisão de "buracos" na legislação. Também deverá ser indicado um consultor legislativo para acompanhar as negociações comerciais internacionais do bloco, a fim de reportar sugestões à Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Cenário atual
As perspectivas argentina e brasileira de ganhos com a relação bilateral foram apresentadas pelo embaixador da Argentina no Brasil, Carlos Magariños; e pelo embaixador do Brasil na Argentina durante os anos de 2000 a 2004, José Botafogo Gonçalves. O diplomata brasileiro considerou o momento favorável para o aprofundamento das relações entre as duas nações e defendeu a maior atuação do Mercosul.

Já o embaixador da Argentina destacou que o grupo parlamentar representa uma oportunidade tanto para a realização de novos acordos bilaterais entre os dois países quanto para o estímulo de apreciação de acordos pendentes.

O plano de atividades do Grupo Parlamentar Brasil-Argentina foi apresentado pelo presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTC-AL). A próxima reunião do grupo está prevista para o dia 29 de novembro, visto que no mês de outubro ocorrerão eleições na Argentina.

Da Redação
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.