Direitos Humanos

Setor privado precisa respeitar direitos humanos, diz ex-secretário do Ministério da Justiça

07/07/2016 - 10:51  

Assista ao vivo

O ex-secretário de Assuntos Legislativo do Ministério da Justiça Gabriel Sampaio defendeu há pouco que a iniciativa privada seja cobrada pela garantia de direitos humanos e fundamentais da mesma maneira que o Poder Público é cobrado. Sampaio participa de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias que debate o papel da iniciativa privada na defesa e preservação dos direitos humanos.

“Não basta que a iniciativa privada espere do estado que ele fiscalize os direitos humanos. Atualmente, é necessário que o setor privado disponha de estruturas necessárias para respeitar direitos humanos e que suas iniciativas não violem esses direitos”, afirmou.

Gabriel Sampaio explicou que dentro das relações de trabalho, por exemplo, cabe a empregadores o respeito à condição do trabalhador e o respeito às demandas dos direitos trabalhistas e a erradicação do trabalho escravo. “A iniciativa privada pode se configurar com violadora de direitos, como em obras de grande porte, nas quais pode-se ter um conjunto de condutas que violem direitos humanos”, disse.

Sampaio defendeu ainda que o estado tem um papel importante de reconhecimento de direitos. “Além da estrutura da legalidade, o estado deve ser capaz de promover direitos. Muito mais do que se abster de violar direitos, seja garantidor e efetivador de direitos fundamentais”, destacou.

O ex-secretário defendeu que cabe ao Poder Público construir uma legislação que exija do setor privado o respeito aos direitos humanos. Segundo ele, houve avanços na proteção de direitos que podem ser esvaziados se não acompanhados e fiscalizados pelo estado. “Há uma evolução, nenhum direito humano “cai do céu”. É fruto de um processo de lutas históricas pelo seu reconhecimento”, afirmou.

O debate continua no plenário 9.

Mais informações a seguir

Acompanhe também pelo canal da Câmara dos Deputados no YouTube

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição - Natalia Doederlein

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.