Economia

Presidente do fundo de pensão da Caixa atribui deficit ao mercado financeiro

27/08/2015 - 11:17  

Assista ao vivo

O presidente do Funcef, fundo de pensão dos servidores da Caixa Econômica Federal, Carlos Alberto Caser, atribuiu o deficit de R$ 5,5 bilhões, acumulados pelo fundo nos últimos anos, a problemas no mercado financeiro. Caser participa de audiência pública da CPI dos Fundos de Pensão, que investiga suspeitas de má gestão e investimentos de risco na origem dos planos de previdência complementar dos servidores de várias estatais.

Segundo Caser, o maior volume do deficit (R$ 3,7 bilhões) é oriundo de perdas de ativos da Vale, um dos principais alvos de investimentos do Funcef. A mineradora foi impactada por quedas expressivas no preço internacional do minério de ferro, com reflexos negativos para seus investidores.

O presidente do Funcef também relaciona o deficit a quedas sucessivas na Bolsa de Valores de São Paulo, perdas nos investimentos de renda variável, provisionamento de recursos para as cerca de 14 mil ações judiciais e recuperação de perdas com planos de previdência passados.

Caser afirmou ainda que a política de investimentos do Funcef é “transparente” e com “decisões colegiadas”. “Nenhum diretor pode solitariamente decidir sobre investimento. As decisões são colegiadas, sobretudo para valores igual ou acima de 1% do patrimônio do fundo”, disse.

Ele acrescentou que, atualmente, há 64 normas que cuidam especificamente de governança e investimentos mobiliários e imobiliários.

Além de Caser, a CPI vai ouvir hoje o presidente do fundo de pensão do Banco do Brasil (Previ), Gueitiro Matsuo Genso.

A audiência pública ocorre no plenário 2, que está lotado, inclusive com representantes dos beneficiários dos fundos de pensão.

Continue acompanhando esta cobertura

Reportagem - José Carlos Oliveira
Edição - Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.