Política e Administração Pública

Carlos Costa reafirma denúncia sobre Polícia e DEA

28/04/2004 - 15:27  

O ex-chefe do FBI no Brasil, Carlos Costa, reafirmou hoje na Câmara a denúncia de que policias federais receberam dólares de instituições norte-americanas para executar missões de interesse dos Estados Unidos em solo brasileiro. A revelação foi feita no mês passado, em entrevista à revista Carta Capital. Costa depôs em reunião conjunta das comissões de Relações Exteriores da Câmara e do Senado e da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência.
A vice-presidente da Comissão, deputada Maninha (PT-DF), disse que agora é preciso saber se o governo brasileiro tinha conhecimento das supostas ligações entre a Polícia Federal brasileira e o FBI. "Costa repassou documentos do Ministério Público que dizem respeito à DEA (instituição norte-americana de combate ao narcotráfico), e não há nada sobre o FBI. Portanto, nós temos que ouvir o ministro da Justiça para confirmar ou não as informações".
O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, senador Eduardo Suplicy (PT-SP), informou que pretende ouvir, além do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, o ministro do Gabinete da Segurança Institucional, general Jorge Felix, e o diretor da Polícia Federal, Paulo Lacerda.
Thomaz Bastos falaria hoje sobre o assunto na Comissão de Segurança Pública, mas a audiência foi adiada para a próxima terça-feira. O diretor-geral do Departamento de Polícia Federal, Paulo Lacerda, também vai participar da reunião.
O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Francisco Carlos Garisto, confirmou há duas semanas na Comissão de Segurança Pública que a Polícia Federal brasileira recebe dinheiro do departamento de combate a entorpecentes norte-americano (DEA) e da agência de inteligência (CIA) há muito tempo.

Reportagem - Adriana Romeo
Edição - Cid Queiroz

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 216.1851/216.1852
Fax. (61) 216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
A Agência utiliza material jornalístico produzido pela Rádio, Jornal e TV Câmara.

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.