Política e Administração Pública

Câmara deve concluir votação de ajuste fiscal na quarta, diz líder do governo

08/06/2015 - 13:37  

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta segunda-feira (8) esperar que a Casa vote o projeto que reduz o benefício fiscal de desoneração da folha de pagamentos (PL 863/15) na quarta-feira (10), para concluir o ajuste fiscal proposto pelo Executivo.

Luis Macedo
Dep. José Guimarães
Para José Guimarães, aprovação do ajuste fiscal é fundamental para o País retomar crescimento.

José Guimarães disse que a conclusão da votação do ajuste é fundamental para que o País retome o crescimento econômico a partir do segundo semestre.

Ele destacou ações do governo para aquecer a economia, como o Programa de Investimento em Logística (PIL), pacote de concessões e investimentos do governo na infraestrutura logística do País, que deve ser lançado amanhã, e o Plano Safra Agrícola-Pecuária, que deve investir R$ 187,7 bilhões na produção agropecuária.

Previdência
José Guimarães também falou sobre a possibilidade de a presidente Dilma Rousseff vetar a proposta que acaba com o fator previdenciário e estabelece uma nova fórmula do cálculo da aposentadoria. "Queremos fazer uma discussão mais ampla. O País precisa conhecer os números”, afirmou. “A Previdência precisa de uma profunda reforma, se não, não terá sustentabilidade para as próximas gerações."

MPs e maioridade
Guimarães ressaltou ainda duas medidas provisórias (MP) que aguardam votação na Câmara: a MP 672/15, que estende a atual política de reajuste do salário mínimo até 2019, e a MP 670/15, que corrige a tabela do Imposto de Renda. Ele afirma que existe acordo entre os líderes da base para aprovação das MPs e espera que as votações sejam concluídas até o fim deste mês.

Sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 171/93) que reduz a maioridade penal, Guimarães afirmou que o governo vai apresentar uma proposta alternativa, cuja elaboração será coordenada pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Segundo o líder, “o tema não pode ser discutido sob um clima emocional”.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Daniella Cronemberger

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.