Direitos Humanos

Confira quem são as mulheres homenageadas

A comenda é entregue a personalidades que se destacam na luta pelos direitos das mulheres.

11/03/2015 - 21:38  

Nesta edição, a comenda será entregue às seguintes personalidades femininas:

  • Cleuza Maria Oliveira, presidente da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas. Nascida na Bahia, começou a trabalhar aos 10 anos e somente aos 21 teve a carteira assinada, recebeu o primeiro salário e começou a ser alfabetizada.
  • Carmen Lúcia, ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). Doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP), também foi procuradora do estado de Minas Gerais e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
  • Clara Araújo, foi a primeira mulher a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE), em 1982. É graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e foi uma das fundadoras da União Brasileira de Mulheres (UBM).
  • Mary Garcia Castro, doutora em Sociologia pela Universidade da Flórida, publicou livros sobre gênero, movimentos sociais, identidades e cidadania. É pesquisadora dos direitos humanos de mulheres e jovens na América Latina e ministra palestras para a formação de lideranças femininas.
  • Maria Elizabeth Teixeira, primeira ministra empossada presidente do Superior Tribunal Militar (STM). Doutora em Direito pela PUC Minas, foi procuradora federal na Advocacia-Geral da União (AGU).
  • Ivanilda Pinheiro Salucci, educadora social, ajudou a fundar o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima. É membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Comitê Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual. 

Prêmio
O Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz foi criado pelo Senado Federal em 2001 e já premiou 70 mulheres. Entre elas, a presidente Dilma Rousseff; a ex-primeira-dama Ruth Cardoso; a médica Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança; e a farmacêutica Maria da Penha, inspiradora da lei que trata da violência doméstica.

O nome do prêmio é uma homenagem à bióloga Bertha Maria Julia Lutz (1894-1976). Ela foi uma das pioneiras do movimento feminista no Brasil, responsável por ações políticas que resultaram em leis que deram direito de voto às mulheres e igualdade de direitos políticos no início do século 20.

O Conselho do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz é composto por 15 membros, que escolhem, anualmente, cinco mulheres para o prêmio. Neste ano, diante de um empate na votação, o conselho decidiu contemplar uma candidatura a mais.

A partir do ano que vem, uma figura masculina poderá constar entre os homenageados. Na semana passada, o Senado aprovou uma alteração na resolução do diploma, permitindo a indicação de um homem entre as cinco pessoas agraciadas anualmente pela comenda.

Da Redação – RCA
Com informações da Agência Senado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.