Política e Administração Pública

Novos deputados conhecem estrutura de apoio ao trabalho parlamentar

Parlamentares que assumem primeiro mandato na Câmara apontam desafios para a nova legislatura.

31/01/2015 - 18:40  

Novos deputados foram recebidos neste sábado na Câmara para um primeiro contato com os trabalhos do Legislativo. Eles assistiram a palestras sobre a organização interna do órgão e sobre como são feitas as leis e o trabalho de fiscalização que será exercido por eles a partir da posse como deputados federais.

Para a deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), foi uma surpresa positiva conhecer a estrutura de apoio ao trabalho parlamentar na Câmara, e ela acredita que isso vai facilitar sua atuação em defesa da saúde, sua principal bandeira. “Com pessoas altamente qualificadas, podemos ter segurança de que, a partir do momento em que se apresenta um projeto, ele vai seguir toda a questão legal e constitucional e de benefício para a população”, disse.

Para o deputado Carlos Gomes (PRB-RS), que já foi deputado estadual, o trabalho não é novo, mas é preciso encontrar uma forma de dar respostas aos eleitores que estão insatisfeitos com o papel dos deputados.

“A impressão que temos é que esta Casa é emperrada, muito lenta e, por essa razão, há uma frustração tanto para o eleitor que elegeu o representante, cheio de esperança, como também para alguns deputados que vêm com essa esperança, esse propósito de gerar o resultado esperado lá na ponta”, disse Carlos Gomes.

O diretor-geral da Câmara, Sérgio Sampaio, ressaltou que, no último ano, a Câmara aprovou mais de 2 mil propostas. Sampaio informou que a Casa tem orçamento de quase R$ 5 bilhões, possui 19 mil funcionários e chega a receber 30 mil pessoas em um único dia. “Existem poucos parlamentos no mundo que se colocam nessa condição”, disse.

Reforma política
Novos e antigos deputados se juntaram depois para debater com cientistas políticos um dos temas mais atuais e polêmicos no Parlamento, a reforma política.

Para o professor Jairo Nicolau, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é preciso achar uma solução para fortalecer os partidos, aumentar a participação da população e, principalmente, encontrar uma nova forma de financiamento de campanhas. Para o professor, o modelo atual de financiamento está falido.

Já o professor Fabiano Santos, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), afirmou que o papel das comissões deveria ser fortalecido, com a especialização de deputados em temas específicos para gerar alternativas e complementar o que é produzido pelo governo como políticas públicas.

O deputado Mauro Pereira (PMDB-RS) disse que esse vai ser um desafio, porque é preciso mudar a forma como a Câmara é vista pela população. “O desafio que nós temos pela frente é fazer com que a imagem do Congresso melhore perante a sociedade. Nós temos muitos problemas no Brasil e precisamos fazer algo para dar uma resposta ao povo brasileiro. O povo brasileiro precisa e deve ser mais respeitado”, declarou.

Os deputados tomarão posse neste domingo. Eles atuarão na Câmara nos próximos quatro anos.

Reportagem – Marcello Larcher
Edição – Pierre Triboli

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.