Agropecuária

Proposta obriga abatedouro a pagar por couro de animais bovinos

19/05/2014 - 16:59  

Gabriela Korossy / Câmara dos Deputados
Reunião Ordinária. Dep. Sandra Rosado (PSB-RN)
Sandra Rosado: pecuaristas não são remunerados pelo couro das reses vendidas aos abatedouros.

Tramita na Câmara dos Deputados projeto de lei que determina que o abatedouro pague pelo couro de bovinos no momento da compra do animal. Atualmente, o estabelecimento tem o direito de pagar apenas pela carne e alegar desinteresse pela aquisição do couro.

Pela proposta (PL 5979/13), da deputada Sandra Rosado (PSB-RN), o valor do couro pago ao vendedor do animal deverá ser discriminado na nota fiscal.

A autora do projeto afirma que o abate de bovinos em todo o território nacional resulta anualmente em cerca de 40 milhões de peças de couro.

Parte é exportada na forma bruta ou de wet blue (couro que passou por um processo inicial de curtimento), rendendo cerca de R$ 1 bilhão a cada ano; ou na forma de produtos transformados, como calçados, vestuários e bolsas, acrescendo mais um R$ 1,5 bilhão à balança comercial do País.

A despeito disso, diz Sandra Rosado, os pecuaristas não recebem remuneração alguma pelo couro que acompanha as reses abatidas. Ela argumenta que o projeto visa a dar transparência ao procedimento.

Além do aumento da renda para o pecuarista, outro efeito da proposta, segundo a deputada, será estimular os criadores a aperfeiçoarem os cuidados com a pele dos animais diante da possibilidade de obterem adicional pelo produto de melhor qualidade.

Tramitação
O projeto será analisado, em caráter conclusivo, pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Mariana Monteiro
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5979/2013

Íntegra da proposta