Política e Administração Pública

“Sou um preso exemplar”, diz ex-ministro José Dirceu

29/04/2014 - 20:44  

O ex-ministro José Dirceu disse que já remiu (reduziu) 60 dias de sua pena, 30 com trabalho e 30 com estudo. Nos próximos dias, segundo ele, vai completar 75 dias de remição. Com três dias de trabalho o preso reduz um dia de pena, e com 12 horas de estudo reduz mais um. “Sou um preso exemplar”, afirmou ele durante a visita dos cinco deputados da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, que foi acompanhada pela Agência Câmara.

Magro, ele disse que perdeu 11 quilos (chegou com 86 e está com 75). O ex-ministro disse que emagreceu porque optou por uma alimentação mais leve, sem sal, porque tem pressão alta.

Aparentando animação, Dirceu relatou sua rotina aos deputados e elogiou bastante dois livros que acabou de ler – “O Alfaiate de Ulm - Uma Possível História do Partido Comunista Italiano”, de Lucio Magri; e “Herejes”, de Leonardo Padura. Vários outros livros estavam sobre um beliche sem colchão, junto com um ventilador.

O próprio Dirceu negou que tenha tido privilégio algum dia. “O que me interessa é remir a pena”, disse. “Quando fui condenado, pus na cabeça que iria cumprir a pena rigorosamente. Na ditadura, entrei e saí do País várias vezes sem ser preso, mas decidi que não iria fugir. Estou cumprindo a pena sem privilégios, porque sei que, se tiver algum privilégio, vou me dar mal, os outros presos não aceitam”, disse.

Sem animosidade
O ex-ministro também negou que haja um sentimento de animosidade dos demais presos em relação a ele. “Muitos presos querem me ver, querem trocar uma ideia, mas não podem porque isso não é permitido”, afirmou, lembrando que está isolado dos demais. Os únicos presos com os quais tem contato são os três que trabalham junto com ele na biblioteca e o que trabalha na cantina. Até o banho de sol ele toma sozinho, em um pátio que fica entre dois corredores de celas e de onde se vê apenas as janelas das outras celas.

Os deputados o questionaram sobre as notícias de que ele tem privilégios. “Eu queria que um jornalista ficasse uma semana aqui”, respondeu ele.

Trabalho na prisão
Dirceu disse que chegou no dia 4 de dezembro e começou a trabalhar no dia 12, limpando o pátio. No dia 26 de janeiro, foi transferido para a biblioteca, onde trabalha até hoje. Ele vai para lá de manhã, almoça na cela, volta para a biblioteca no início da tarde onde fica até por volta das 16 horas. Depois disso, pode tomar um banho de sol, se quiser, ou voltar para a cela.

Na biblioteca, além de ajudar na limpeza, ele trabalha na separação de livros que são distribuídos para outros presos, e depois ajuda a guardá-los, quando são devolvidos.

Visitas e advogados
Dirceu disse que está fazendo cursos a distância. Como é advogado, está se aprofundando em algumas áreas do Direito, como família e consumidor.

Quanto às visitas, disse que tem dez visitantes cadastrados, como todo preso – nove parentes e um amigo. Além disso, disse que costuma receber a visita de advogados. “Sou advogado e estou movendo diversas ações, e de vez em quando vem um advogado conversar sobre uma delas”, afirmou.

Reportagem - Wilson Silveira
Edição – Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.