Segurança

Projeto cria espaço exclusivo para menores de 21 anos em presídios

A proposta altera a Lei de Execução Penal, que atualmente prevê espaços exclusivos para mulheres e ao maiores de 60 anos.

05/09/2013 - 15:07  

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5974/13, do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), que altera a Lei de Execução Penal (7.210/84) para criar um espaço exclusivo em estabelecimentos penais para menores de 21 anos. Atualmente, a lei já assegura a mulher e ao maior de 60 anos, separadamente, o direito a estabelecimento próprio e adequado a sua condição pessoal.

Segundo o autor, o excesso de lotação e a falta de estrutura adequada dos presídios comprometem a função principal de ressocializar o condenado. “O período de encarceramento, ao invés de servir como uma tábua de salvação para o preso, na prática funciona como uma verdadeira ‘escola de criminalidade’”, disse Rogério.

O autor acredita que a medida vai contribuir para reduzir a influência exercida por bandidos e organizações criminosas sobre menores de 21anos dentro dos estabelecimentos prisionais. “Por sua juventude e imaturidade esses jovens são mais suscetíveis de serem recrutados”, justifica.

Tramitação
O projeto tem caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Janary Júnior

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5974/2013

Íntegra da proposta