Consumidor

Projeto proíbe cobrança de estacionamento em shoppings e hospitais

20/08/2013 - 17:50  

Arquivo/ Beto Oliveira
Marcio Bittar
Bittar: em hospitais particularmente, cidadão nem sempre tem condições de busca alternativa. 

Clientes de estabelecimentos comerciais – como shopping centers e supermercados – assim como de hotéis ou pacientes e visitantes de hospitais podem ficar livres de pagar pelo estacionamento. Pelo Projeto de Lei 5130/13, do deputado Márcio Bittar (PSDB-AC), esses estabelecimentos somente poderão cobrar taxa após três horas de permanência do motorista no local.

Para ter direito à gratuidade, no entanto, o cliente deve observar algumas regras:
- em shopping, centros comerciais, supermercados e hipermercados o interessado terá de apresentar nota fiscal para comprovar que consumiu no local;
- em rodoviárias e aeroportos, será exigida apresentação de cartão de embarque ou desembarque, no mesmo dia do estacionamento;
- já no caso de hospitais e assemelhados, a gratuidade será garantida com a apresentação de comprovante de consulta, exame ou de visita a enfermo.

“Cobrança abusiva”
Para o autor do texto, a cobrança por estacionamento em estabelecimentos comerciais prejudica particularmente ao cidadão. “Ele já consumiu nos estabelecimentos citados, e ainda tem que arcar com a despesa abusiva pelo estacionamento”, sustenta.

No caso de hospitais ou centros clínicos, considera a cobrança ainda mais inapropriada. Pois, conforme argumenta, “esses locais são buscados pelos cidadãos, na maioria das vezes, em situação de emergência, sem condições de buscar alternativa de estacionamento”.

Tramitação
O projeto foi encaminhado para análise conclusiva das Comissões de Defesa do Consumidor; de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem - Maria Neves
Edição – Rachel Librelon

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 5130/2013

Íntegra da proposta