Trabalho, Previdência e Assistência

Comissão discute aumento de custeio da Geap e impacto para servidores

08/11/2012 - 09:22  

A Comissão de Seguridade Social e Família promove hoje (8) audiência pública para discutir a possibilidade de aumento do custeio da Geap-Fundação de Seguridade Social e o impacto para os servidores.

A Geap é a maior operadora de planos de saúde com atuação no funcionalismo – conta com 90 patrocinadores e cerca de 700 mil associados. Quase metade desse total tem 60 anos de idade ou mais. A fundação tem a missão de cuidar do bem-estar e da previdência complementar dos servidores de órgãos conveniados à operadora (ministérios, autarquias, universidades, fundações, centros de pesquisa, secretarias, etc).

A iniciativa do debate é da deputada Erika Kokay (PT-DF). Ela lembra que a Geap é cofinanciada pelos segurados e pelo Poder Público, razão pela qual consegue prestar serDCços a um custo inferior ao de planos de saúde privados.

A deputada destaca, no entanto, que a Geap tem enfrentado dificuldades de financiamento. Erika defende um debate aprofundado sobre a possibilidade de o governo aumentar sua contribuição no plano, sem gerar ônus aos filiados.

Foram convidados para a audiência:
- o secretário-adjunto de Relação do Trabalho e coordenador do Setor Público da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Pedro Armengol; e
- o diretor-executivo da Geap, Paulo Eduardo de Paiva da Silva.

A reunião será realizada às 9h30, no Plenário 7.

Da Redação/DC

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.