Economia

Ministro destaca estratégias de estímulo à indústria no plano Brasil Maior

09/08/2011 - 16:30  

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, apresentou há pouco aos deputados detalhes do plano Brasil Maior, lançado pelo governo no último dia 2 de agosto, com o objetivo de beneficiar a indústria nacional. O programa estabelece medidas de estímulo ao investimento e à inovação; ao comércio exterior; e de defesa da indústria e do mercado interno.

O plano prevê benefícios tributários, como a continuidade da desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para bens de capital, material de construção e caminhões e veículos comerciais leves. Além disso, deverá haver estratégias de barateamento do crédito para as empresas nacionais. “O capital de giro é hoje muito caro no Brasil, principalmente para médias e pequenas empresas. Vamos tentar reverter essa situação”, disse.

O programa também desonera a folha de pagamento dos empresários. O governo já começou um projeto-piloto para redução da contribuição patronal do INSS nos setores de confecções, calçados, móveis e softwares. A ideia, segundo Mantega, é avaliar os resultados obtidos e estender o benefício para outros setores. “A desoneração, nos casos do projeto-piloto, chega a 1/3 do imposto devido. Esperamos com isso combater a informalidade e desonerar exportações, sem prejuízo, obviamente, para a Previdência e para os aposentados”, garantiu.

Pequenas empresas
Para garantir o aquecimento da economia nacional, o governo também lançou a ampliação do programa do Simples Nacional (Supersimples), que beneficia micro e pequenas empresas. As novas regras permitem a inscrição no programa de empresas com faturamento maior. Com a mudança, todas as faixas de impostos foram alteradas, o que diminuiu o valor geral de imposto devido.

O programa de benefício do microempreendedor individual também foi ampliado, com extensão da faixa de renda beneficiada. Além disso, houve redução da burocracia necessária para inscrição dos empresários no programa. “Com isso, queremos que a pequena empresa brasileira, que contribui com mais empregos e ajuda o País no comércio exterior, tenha mais condições para crescer e se consolidar”, disse Guido Mantega.

O ministro participa de comissão geral, no Plenário da Câmara, para debater a crise financeira internacional. No momento, tem a palavra o ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega. Também deverão debater o tema o ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o presidente da SR Rating, Paulo Rabello de Castro, além dos deputados.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição – Marcos Rossi

Tempo real:

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.