Ciência, tecnologia e Comunicações

Seminário discute a política espacial brasileira

09/11/2009 - 08:27  

O Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica da Câmara realiza hoje, às 9h30, seminário sobre o tema: "Por uma nova política espacial brasileira: realidade ou ficção?".

O seminário faz parte de um estudo que será concluído no início de 2010 pelo Conselho de Altos Estudos, com sugestões ao governo. O relator do trabalho é o deputado Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), e o objetivo é avaliar as diretrizes, ações e projetos do setor espacial, além de propor sugestões no sentido de atingir as metas e missões estabelecidas e apontar novas estratégias para estimular a pesquisa e a produção espacial no País.

A justificativa para o estudo é o papel central do setor aeroespacial no desenvolvimento de pesquisas, produtos, sistemas ou aplicativos em áreas como biotecnologia, nanotecnologia, tecnologias da informação e comunicação, saúde, energia, segurança pública, defesa nacional, aviação, mudanças climáticas, agricultura e meio ambiente e inclusão social. O estudo tem o apoio da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados.

O seminário será mediado pelo jornalista André Mileski, articulista da revista Tecnologia & Defesa, editor do blog "Panorama Espacial", colaborador de algumas publicações estrangeiras e membro fundador da Associação Aeroespacial Brasileira e associado à European Security and Defence Press Association (ESDPA).

Notícias relacionadas:
Câmara proporá soluções para programa espacial brasileiro

Da Redação/WS

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.