Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Não informado > Deputado Clodovil Hernandes, 71 anos, tem morte cerebral
17/03/2009 - 16h14

Deputado Clodovil Hernandes, 71 anos, tem morte cerebral

O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP), 71 anos, teve sua morte cerebral confirmada há pouco pelo Hospital Santa Lúcia, em Brasília, em consequência de um acidente vascular cerebral (AVC) sofrido ontem.

Em entrevista coletiva, os médicos que atenderam Clodovil informaram que será analisada a possibilidade de doação do coração, fígado, córneas e rins. Uma equipe fará essa avaliação, e os procedimentos, incluindo a remoção de órgãos, devem durar cinco horas.

A doação foi autorizada por assessores, já que o deputado não tinha contato com nenhum familiar, e pela Promotoria de Justiça do Distrito Federal.

A morte cerebral foi constatada depois de exames realizados em três etapas, conforme as normas do Conselho Federal de Medicina. Um exame clínico foi realizado pela manhã e repetido seis horas depois. Em seguida, foi feito um doppler craniano.

O parlamentar foi encontrado caído às 7 horas de ontem em sua casa, em Brasília, e socorrido por uma equipe do Departamento Médico da Câmara. No hospital, os médicos fizeram drenagem de sangue de seu cérebro por meio de um cateter.

O estado de saúde do deputado havia se agravado na tarde de ontem, em razão de uma parada cardiorrespiratória de cinco minutos. Ele estava em coma profundo, de nível três, o mais grave. Clodovil já havia sofrido um AVC em 2007.

Quem assume seu lugar na Câmara é Jairo Paes Lira, do PTC de São Paulo.

Veja o perfil do deputado Clodovil Hernandes

* Matéria atualizada às 17h30

Reportagem - Fabio Pedrosa/TV Câmara
Edição - Marcos Rossi


(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br


A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal