Ciência, tecnologia e Comunicações

Câmara aprova 30% de rádios e TVs novos com saída de fone

10/03/2009 - 19:20  

A Câmara aprovou nesta terça-feira a determinação de que 30% dos aparelhos de rádio e TV fabricados no Brasil tenham saída de áudio para fones de ouvido, com ajuste independente de volume. O objetivo é facilitar o acesso das pessoas com deficiência auditiva leve ou moderada aos programas de rádio e TV.

A proposta, que tramitava em caráter conclusivo, foi aprovada hoje pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

O texto original do projeto de Lei 7033/06, do deputado Arolde de Oliveira (DEM-RJ), previa que a cota de aparelhos com o dispositivo seria de 50%. Com a proposta o deputado pretende beneficiar aproximadamente os quase 15% da população que têm problemas auditivos moderados.

Alterações anteriores
A Comissão de Seguridade Social e Família modificou o projeto para prever que todos os aparelhos produzidos de rádios e TVs tivessem saída de fone.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, porém, reestabeleceu a cota e a estipulou em 30% dos aparelhos fabricados, versão que vai prevalecer na redação final.

O relator da matéria na CCJ - que não analisou o conteúdo do projeto - , João Campos (PSDB-GO), recomendou a aprovação da proposta, em termos formais, com as modificações acolhidas nas demais comissões.

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 7033/2006

Íntegra da proposta