Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto
Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Administração Pública > Deputados visitam Antártida para conhecer pesquisas na região
Pesquisar
pesquisa avançada
Leia mais sobre
15/01/2009 - 12h52

Deputados visitam Antártida para conhecer pesquisas na região

Um grupo de 12 deputados embarcou para a Antártida, em viagem que segue até domingo (18), para conhecer as pesquisas desenvolvidas pelo Brasil no continente gelado e a estrutura da Estação Antártica Comandante Ferraz. O convite para a visita foi feito pela Marinha, uma das instituições que desenvolvem o Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Um dos objetivos do convite é mostrar aos deputados a importância de haver apoio logístico à estação brasileira e às pesquisas desenvolvidas, que tratam de temas como meteorologia, derretimento das geleiras, mudanças ambientais e correntes marinhas. O financiamento das atividades na Antártida costuma ser contemplado em emendas parlamentares ao Orçamento da União.

Para o Orçamento de 2009, a Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Programa Antártico Brasileiro garantiu R$ 19 milhões em emendas para serem investidos na logística e no fomento à pesquisa na região. A frente foi formada em 2007 e, atualmente, é formada por 121 deputados e 56 senadores. O presidente é o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e a vice é a deputada Maria Helena (PSB-RR).

A infra-estrutura da estação brasileira na Antártida é de responsabilidade da Marinha, enquanto os trabalhos científicos são coordenados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e pelo Ministério do Meio Ambiente. As pesquisas brasileiras no continente evoluíram para uma nova etapa em novembro último, quando pesquisadores do Proantar iniciaram a primeira expedição científica nacional ao interior da Antártida.

Delegação parlamentar
A delegação que está em trânsito para a Antártida é formada pelos deputados: Bernardo Ariston (PMDB-RJ), Bruno Araújo (PSDB-PE), Celso Russomanno (PP-SP), Ciro Pedrosa (PV-MG), Duarte Nogueira (PSDB-SP), Eduardo Amorim (PSC-SE), Gustavo Fruet (PSDB-PR), José Rocha (DEM-BA), Julio Semeghini (PSDB-SP), Manuela D`Ávila (PCdoB-RS), Marcos Montes (DEM-MG) e Raul Henry (PMDB-PE).

Em janeiro do ano passado, o grupo parlamentar que visitou o local ficou retido por alguns dias por causa do mau tempo na região. Os deputados representaram a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Proantar.

Da Redação/PT

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br


A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619