Ir para o conteúdo. | Ir para a navegação

  • Retorne o texto ao tamanho normal
  • Aumente o tamanho do texto

Navegação Global

Você está aqui: Página Inicial > Comunicação > Câmara Notícias > Educação e Cultura > Currículo escolar básico poderá incluir ensino de música
17/03/2008 - 20h14

Currículo escolar básico poderá incluir ensino de música

O ensino da música pode tornar-se obrigatório na educação básica. É o que define o Projeto de Lei 2732/08, da senadora Roseana Sarney (PMDB-MA), já aprovado naquela Casa e em tramitação na Câmara. A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9.394/96), que já determina o aprendizado de arte nos ensinos fundamental e médio, mas sem especificar o conteúdo.

A autora lembra que, embora a LDB indique a obrigatoriedade do ensino de arte, ela é ambígua em seus termos. "A expressão `ensino de arte` permite uma multiplicidade de interpretações, o que tem acarretado a manutenção de práticas polivalentes de educação artística e a ausência do ensino de música nas escolas", explica Roseana Sarney.

Concursos públicos
Roseana Sarney ressaltou ainda que os concursos públicos para o magistério selecionam, em geral, professores de educação artística, embora existam professores de nível superior formados em artes visuais, música, teatro e dança.

Ela observou também que a educação musical escolar "não visa a formação do músico profissional, mas o acesso à compreensão da diversidade de práticas e de manifestações musicais da nossa cultura, bem como de culturas mais distantes".

Tramitação
Sujeito à análise em caráter conclusivo, o projeto será votado pelas comissões de Educação e Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias anteriores:
Educação aprova diretrizes para ensino de artes
Atividade de músico poderá ter nova regulamentação

Reportagem - Roberto Seabra
Edição - Regina Céli Assumpção


(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br
SR

Íntegra da proposta:


A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'



  • Câmara Notícias
    Expediente
    Disque-Câmara: 0800 619 619

Mapa do Portal