POLÍCIA FEDERAL INVESTIGARÁ VIOLÊNCIA NO PARÁ

11/10/2001 - 18:35  

A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados pediu hoje a intervenção da Polícia Federal no Sul e no Sudoeste do Pará para conter a violência naquele estado. O presidente da Comissão, deputado Nelson Pellegrino (PT-BA), entregou ao ministro da Justiça, José Gregori, um relatório sobre os casos de assassinato de lideranças rurais e de crianças, além de trabalho escravo na região.
O relatório mostra que, nos últimos 30 anos, 706 pessoas foram mortas no Pará por causa de conflitos fundiários. Até hoje, apenas quatro pessoas foram condenadas. Nos últimos três meses, oito trabalhadores rurais morreram, sendo que o último foi assassinado na quinta-feira passada.
Os integrantes da Comissão querem que o ministro investigue também os crimes contra 19 meninos, com idades entre 8 e 15 anos, que tiveram seus órgãos genitais cortados, foram violentados, torturados e assassinados por pessoas suspeitas de praticarem magia negra. Os crimes ocorreram entre 1989 e 1993.
Os suspeitos desses crimes são dois médicos e alguns policiais militares. Nenhum deles foi processado ou julgado. Um dos médicos mudou-se para o Maranhão, onde, de dois anos para cá, mais 20 meninos foram assassinados da mesma forma. A suspeita é de que ele continue praticando os crimes.
O ministro da Justiça, José Gregori, decidiu convocar uma reunião extraordinária do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana para ouvir da presidente do Tribunal de Justiça do Pará, do procurador geral de Justiça, do secretário de Segurança Pública e do presidente do Incra do estado porque os casos de violência no Pará não são investigados nem julgados. A data da reunião ainda não foi marcada, mas o ministro determinou que a Polícia Federal comece a investigar os casos.

Por Érica Junot/AM

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência)

Agência Câmara
Tel. (61) 318.8473
Fax. (61) 318.2390
e-mail: agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.