Saúde

Congresso Nacional ganha iluminação vermelha como parte da luta contra a Aids

Exposição de banners, apresentações culturais e distribuições de kits de prevenção fazem parte da campanha, que será lançada oficialmente na terça-feira (12)

07/12/2017 - 14:39  

A campanha “Dezembro Vermelho”, de alerta à prevenção do HIV/Aids e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), será lançada oficialmente na próxima terça-feira (12), às 19h, no Salão Negro do Congresso Nacional. Haverá abertura da exposição de banners e distribuição de kits de prevenção ao HIV. Nos dias 15 e 20, serão feitas apresentações culturais para adolescentes e público em geral.

Desde o início do mês, o prédio do Congresso está iluminado de vermelho, como parte da campanha, instituída pela Lei 13.504/2017. Na semana passada, uma sessão solene realizada na Câmara dos Deputados lembrou a luta contra a Aids, que ainda mata 15 mil pessoas por ano no País, segundo estudo divulgado em 2016 pelo Programa da Organização das Nações Unidas para o combate à doença (Unaids).

De 1980 a junho de 2017, foram identificados no Brasil 882.810 casos de Aids, de acordo com o mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. O País tem registrado, anualmente, uma média de 40 mil novos casos de Aids nos últimos cinco anos. A maior concentração dos casos está nos indivíduos com idade entre 25 e 39 anos, em ambos os sexos.

Programação da Campanha Dezembro Vermelho:

Dia 12/12

Lançamento da Campanha Dezembro Vermelho, no Salão Negro, às 19h
Exposição de banners da Campanha Dezembro Vermelho no anexo II
Distribuição de kit IBRAPP de prevenção ao HIV nos anexos II e I

Dia 15/12
Apresentação Cultural para adolescentes e público em geral sobre os temas: Vivendo com HIV/Aids – Convivendo com HIV/Aids e Prevenindo HIV/Aids - no Auditório Nereu Ramos, às 10h. Haverá distribuição do kit IBRAPP de Prevenção ao HIV.

Dia 20/12
Apresentação Cultural para adolescentes e público em geral sobre os temas: Vivendo com HIV/AIDS – Convivendo com HIV/AIDS e Prevenindo HIV/AIDS - no Auditório Nereu Ramos, às 15 horas. Haverá distribuição do kit IBRAPP de Prevenção ao HIV.