Saiba mais

Centro de Estudos lança livro sobre desenvolvimento regional nesta terça-feira (10)

Trabalho contou com a colaboração de entidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil

09/04/2018 - 15:16  

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes), em parceria com o Centro de Documentação e Informação da Câmara dos Deputados lança, nesta terça-feira (10), às 17h30, no Salão Nobre, a publicação Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios, que tem como relator o deputado federal Vitor Lippi (PSDB/SP). O estudo propõe uma Política Nacional de Desenvolvimento Territorial para o país, com as instituições de ensino superior como protagonistas. O trabalho durou cerca de dois anos e contou com a colaboração de mais de 30 entidades do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil.

O objetivo é criar centros de desenvolvimento regional (CDRs) nas universidades, com a missão de identificar as potencialidades de cada região e articular atores para a elaboração de planos estratégicos de desenvolvimento, com impactos sociais, econômicos e ambientais positivos, aproximando a academia dos poderes públicos locais e da comunidade. A proposta foi prontamente adotada pelo Ministério da Educação (MEC), que já implantou três projetos pilotos: no Sudoeste Paulista; na região de Campanha, no Rio Grande do Sul e, em Campina Grande, na Paraíba.

Cada centro recebeu do MEC uma verba inicial de 150 mil reais para se estruturar e montar uma agenda de trabalho e uma carteira de projetos. As boas práticas serão replicadas em outros lugares do país. Para isso, o Ministério da Educação conta com a parceria do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Outros dois CDR’s estão previstos para abril: em Brasília e na região do Triângulo Mineiro.

O lançamento faz parte das comemorações pelos 15 anos do Cedes.

O que é o Cedes?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País. O Centro é formado por um colegiado de 22 parlamentares e um presidente. Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de alta densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados projetos de lei e/ou indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

Serviço

Lançamento do livro "Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios"

Dia: Terça-feira (10)

Horário: 17h30

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Contato: 3215-8629