Saiba mais

Cedes lança livro sobre os desafios do envelhecimento

Como resultado da publicação, um pacote de medidas de proteção aos idosos será apresentado ao Congresso

17/02/2017 - 14:15  

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) lança, nesta terça-feira (21), o livro "Brasil 2050: Os desafios de uma Nação que envelhece". O estudo resultou na elaboração de nove proposições legislativas, que serão apresentadas ao Congresso Nacional. 

O objetivo é contribuir para o aumento da proteção aos idosos e estimular o envelhecimento ativo da população. Entre as propostas estão a que tipifica os crimes contra pessoa idosa e a que altera as regras trabalhistas para garantir a empregabilidade do idoso. Essa última prevê a capacitação de trabalhadores com mais de 50 anos que, em função da evolução tecnológica, ficaram marginalizados no mercado de trabalho, com possibilidade de a empresa deduzir os custos do treinamento no imposto de renda. O projeto também prevê o retorno de pessoas aposentadas para exercer atividades de treinamento, capacitação, monitoria e mentoria, por um período de dois anos, possibilitando a troca de experiências de uma geração para outra.

Brasil 2050: Os desafios de uma Nação que envelhece

A publicação busca antecipar o cenário para os próximos anos e faz uma análise completa dos impactos da mudança de perfil populacional no Brasil, abordando os seguintes aspectos: previdência social; mercado de trabalho; sistema de saúde; violência contra o idoso; mobilidade urbana; educação ao longo da vida; direitos e garantias fundamentais das pessoas idosas e cuidados de longa duração. O trabalho fornece um quadro plural e técnico sobre a dimensão dos esforços que o país terá frente ao rápido envelhecimento de sua população. Mais do que alarmar ou traçar um futuro apocalíptico, a obra tem como objetivo, por um lado, sensibilizar a sociedade brasileira e os parlamentares do Congresso Nacional da gravidade do problema e, por outro, das oportunidades que se abrem.

Dos autores

A elaboração do estudo levou um ano e foi coordenada pelo consultor legislativo Alexandre Cândido. O trabalho contou com a participação dos consultores: Aparecida Andrés, Cláudia Augusta F Deud, Claudionor Rocha, Jefferson Ricardo Ferreira Chaves, Maria Sílvia Barros Lorenzetti, Ludimila Penna Lamounier, Symone Bonfim e Cláudia Melo. A relatoria do estudo é da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ).

O que é o Cedes ?

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) é um órgão técnico-consultivo ligado à Presidência da Câmara dos Deputados que, com o suporte de equipes multidisciplinares da Consultoria Legislativa, desenvolve estudos de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do País.

O Centro é formado por um colegiado de 11 parlamentares e um presidente. Como resultado dos estudos, são produzidos e publicados documentos de densidade crítica e especialização técnica ou científica que possam ser úteis ao trato qualificado de matérias de interesse legislativo e da sociedade. Os estudos do Cedes também trazem apensados projetos de lei e indicações para o Poder Executivo, muitos já transformados em lei ou incorporados pelos governantes, como o do Biodiesel, TV Digital, Políticas Públicas para Banda Larga e Pré- Sal.

Serviço

Lançamento de pacote de medidas de proteção aos idosos

Dia: terça-feira (21)

Horário: 18h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados

Contato: Cedes - 3215-8628/ 3215-8632