Premiação

Câmara realiza sessão solene para entrega do Prêmio Zilda Arns nesta quarta-feira (13)

Condecoração homenageia pessoas físicas e jurídicas de destaque na promoção dos direitos dos idosos

11/06/2018 - 16:06  

A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (13), às 10h30, a solenidade de entrega do Prêmio Zilda Arns 2018, em reconhecimento às pessoas e instituições que se destacaram por ações em defesa dos direitos das pessoas idosas. Criado no ano passado e regulamentado pelo Ato da Mesa 209/2017, o prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido pela Segunda-Secretaria, a até cinco homenageados.

Os agraciados são:

- Anna Trotta Yaryd (SP): 4ª promotora de justiça cível do Fórum Regional do Jabaquara - Ministério Público do Estado de São Paulo – com atuação na área da pessoa idosa – direitos individuais.

- Conferência Vicentina de Lages (SC): Há 100 anos a Conferência Vicentina de Lages, mantenedora do Asilo Vicentino de Lages, realiza um trabalho filantrópico em prol dos idosos de Lages e da região serrana de Santa Catarina. Conta com administração interna e com a diretoria composta por voluntários da sociedade lageana.

- Instituto Juvino Barreto (RN): Organização não-governamental (ONG) de saúde, assistência social-defesa social e institucional, assistência social-proteção social e habitação.

- Lar dos Velhinhos de Piracicaba (SP): Instituição filantrópica de saúde, lazer, prevenção, cuidado e moradia.

- Pastoral da Pessoa Idosa (PR): A Pastoral da Pessoa Idosa constitui a maior rede de proteção baseada na solidariedade, garantindo apoio às múltiplas necessidades da pessoa idosa e contribuindo com o envelhecimento ativo em todas as regiões e classes sociais.

Zilda Arns Neumann

O nome do prêmio homenageia Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança. Conselheira no Conselho Nacional de Saúde, Zilda Arns trabalhou também no Ministério da Saúde.

Serviço

Prêmio Zilda Arns pela Defesa e Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa 2018

Data: quarta-feira (13)

Horário: 10h30

Local: Plenário Ulysses Guimarães