Premiação

Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2017 será entregue na terça-feira (7)

03/11/2017 - 15:05  

A Câmara dos Deputados entrega na próxima terça-feira (7) o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação 2017. Idealizada pela Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), a premiação anual destina-se a entidades ou pessoas jurídicas e personalidades que tenham realizado ações, programas, atividade ou trabalho nessas áreas merecedores de especial destaque na vida das metrópoles brasileiras. A cerimônia de entrega será das 17h às 19h30, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados.

As indicações foram realizadas pelos deputados membros da CDU (titulares e suplentes), em um total de 10 proposituras. A reunião de escolha dos agraciados foi realizada no dia 4 de outubro de 2017.

Os agraciados da 3ª edição do prêmio são:

Categoria Personalidade:

* Abelardo de Oliveira Filho: professor de pós-graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e assessor da diretoria técnica e planejamento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa)

* Evaniza Lopes Rodrigues: coordenadora da União Nacional por Moradia Popular

* Renato Casagrande: ex-governador do Estado do Espírito Santo

Categoria Entidade:

* Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae)

* Centro Interdisciplinar de Estudos em Transportes (Ceftru)

* União Nacional pela Moradia Popular

Sobre Lucio Costa

Lucio Marçal Ferreira Ribeiro de Lima e Costa (1902-1998), mais conhecido como Lúcio Costa, é referência da arquitetura moderna brasileira. O Brasil tem sua marca, sendo a mais notável o projeto que criou a capital do país, Brasília.

Reconhecendo sua importância, a Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados criou, em 2015, o Prêmio Lucio Costa de Mobilidade, Saneamento e Habitação, concedido a três entidades e a três personalidades que desenvolvam trabalhos de alto nível para melhorar a vida dos cidadãos no que diz respeito à mobilidade, saneamento e habitação no Brasil.