Premiação

Vencedores do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação 2017 serão agraciados nesta terça (31)

26/10/2017 - 17:21  

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza na próxima terça-feira (31), às 15h, a entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2017. O prêmio, criado em 1998, contempla, anualmente, pessoas ou entidades com trabalhos e ações de destaque na defesa e na promoção da educação no Brasil. A cerimônia será no Salão Nobre.

A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro a três pessoas físicas ou jurídicas, escolhidas pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, dentre os indicados por deputados ou senadores.

Premiados de 2017

- Antônio Veronezi é bacharel e pós-graduado em Química. Possui mais de 40 anos de experiência com formulações de tintas e vernizes em vários segmentos, atua desenvolvendo projetos na área da química industrial. Atualmente é titular da Carmel; conselheiro vitalício da Anup (Associação Brasileira de Entidades das Universidades Particulares); membro do Conselho de Administração da Abmes (Associação Brasileira de Entidades Mantenedoras do Ensino Superior) e empreendedor do grupo General Shopping do Brasil.

- O Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) completa 30 anos de existência este ano. Desenvolve pesquisas cujo objetivo é produzir conhecimento sobre a educação pública brasileira, contribuir com as políticas educacionais do país e com o aprimoramento dos projetos do Cenpec, subsidiando-o nos debates sobre as políticas públicas de educação.

- José Humberto Henriques nasceu em Brejo Bonito, município de Cruzeiro da Fortaleza (MG) em 1958. Concluiu o ensino médio no Colégio Diocesano e tornou-se médico pela Faculdade de Medicina do Triângulo Mineiro, Uberaba, em 1981. Em 1983, especializou-se em cardiologia pela Santa Casa de Misericórdia de Ribeirão Preto e em cardiologia infantil, pelo Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia do Estado de São Paulo, em 1984.
José também é escritor, autor de mais de 200 exemplares de livros da literatura brasileira, que já lhe renderam 80 prêmios literários.

Sobre Darcy Ribeiro

Educador, antropólogo, romancista e político, Darcy Ribeiro nasceu em 26 de outubro de 1922, em Montes Claros (MG).

Sua produção na área da educação e da cultura deixou marcas no Brasil: criou universidades, centros culturais e uma nova proposta educativa com os Centros Integrados de Educação Pública, os Cieps, além de deixar obras traduzidas para diversos idiomas.

Darcy Ribeiro faleceu em Brasília, em 17 de fevereiro de 1997.

Serviço

Entrega do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2017

Data: terça-feira, 31 de outubro

Horário: 15h

Local: Salão Nobre da Câmara dos Deputados