Premiação

Trabalho da TV Câmara é premiado na I Mostra de Documentários das TVs Legislativas da Astral

Documentário narra histórias de pessoas que tiveram suas vidas transformadas pelo hábito de leitura graças a espaços públicos atraentes e inovadores

08/02/2017 - 11:13  

O documentário da TV Câmara Leitores sem Fim, dirigido pelo jornalista Beto Seabra em 2016, foi premiado como Melhor Documentário da I Mostra de Documentários das TVs Legislativas da Astral (Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas). O programa relata histórias de pessoas que tiveram a vida modificada pelo hábito da leitura e reflete sobre como ampliar os espaços públicos para esse fim, baseado em experiências inovadoras bem sucedidas.

Leitores sem Fim

Uma moradora de rua que não sabe ler, mas que não arreda o pé da Biblioteca Parque Estadual do Rio de Janeiro. Um gari que se apaixonou pelos livros, virou escritor e hoje grava áudio livros para deficientes visuais. Uma menina pobre que se inspirou em um livro de literatura infantil para virar bailarina e hoje é professora de dança na comunidade carente onde cresceu.

A partir da realidade de bibliotecas públicas localizadas em regiões de baixa renda no Rio de Janeiro, o documentário mostra o novo modelo que se pretende criar de espaços culturais, baseado na experiência exitosa das Bibliotecas Parque da Colômbia.

O documentário mostra também a situação da leitura no Brasil e o esforço de parlamentares para universalizar as bibliotecas escolares no país. Ao contar histórias de vida e o debate político sobre o tema da educação e da leitura, o vídeo aponta saídas para os problemas da violência urbana e da baixa escolaridade entre jovens.

Ficha técnica:

Direção e Roteiro – Roberto Seabra

Produção - João Gollo

Edição e Finalização – Guem Takenouchi

Direção de Fotografia - Kátia Coelho

Imagens – Flávio Estevam

Assistente de Câmera e Som Direto – Alessandro Palmier

Videografismo – Diego Cajueiro e Pedro Mafra

Pesquisa - João Gollo e Roberto Seabra

Trilha Sonora Original - Alberto Valério

Duração: 37 minutos

Realização: TV Câmara, fevereiro de 2016