Institucional

Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019 abre inscrições nesta segunda-feira (8)

08/10/2018 - 12:02  

A Câmara dos Deputados abre as inscrições para o Programa Missão Pedagógica no Parlamento 2019 nesta segunda-feira (8). Promovido pela Câmara, é uma capacitação em educação para democracia destinado a professores, coordenadores, orientadores pedagógicos e diretores de escolas públicas, que podem se inscrever até o dia 3 de dezembro.

O programa está dividido em duas unidades: Encontro Presencial (40h) - que será realizado de 10 a 14 de junho de 2019, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e Módulo de Aplicação de Educação a Distância (50h). 

O ingresso se dará por meio da participação no curso “Educação para Democracia e o Parlamento”, na modalidade a distância, com carga horária de 40 horas. Serão disponibilizadas para este curso 16 vagas por estado, totalizando 432 vagas. A inscrição no curso será por formulário eletrônico e as vagas preenchidas por sorteio eletrônico. Caso não haja inscritos de determinado estado, as vagas serão remanejadas para outros estados da mesma região, priorizando aqueles com maior número de inscrições.

Nesta edição, foram estabelecidas duas trilhas de aprendizagem para o programa, que orientam a construção dos objetivos de aprendizagem e dos conteúdos programáticos:

  • trilha 1: conhecendo o papel do Poder Legislativo para a democracia: oportuniza o aprendizado sobre cidadania, política, democracia e Poder Legislativo de forma contextualizada e reflexiva; e
  • trilha 2: atuando como agente de educação para democracia na escola: oportuniza o aprendizado de conceitos e metodologias para subsidiar a atuação do docente como multiplicador de ações de educação para democracia nas comunidades escolares.

Os requisitos para inscrição no processo seletivo são: estar atualmente trabalhando como professor regente, coordenador, orientador pedagógico e diretor escolar dos Ensinos Fundamental e/ou Médio em escola pública; apresentar Termo de Ciência e Recomendação da escola ou Secretaria de Educação e não ter participado de nenhuma edição do Programa Missão Pedagógica no Parlamento oferecido pela Câmara dos Deputados. Serão escolhidos 54 profissionais com o melhor desempenho no curso, sendo dois por estado.

Quanto às metodologias para as duas trilhas, são priorizadas aquelas que privilegiem o diálogo e a vivência, exposições dialogadas, simulações, debates, oficinas e troca de experiências. 

A participação no Missão Pedagógica no Parlamento é gratuita. Ao final, o participante recebe um certificado de 130 horas, referentes ao curso de seleção (40h), curso presencial (40h) e módulo a distância (50h). 

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Escola Virtual de Cidadania