Institucional

Sessão solene homenageia os 200 anos de aclamação de Dom João VI como rei

No evento, que faz parte das comemorações do bicentenário de independência do Brasil, serão entregues os prêmios aos vencedores dos concursos culturais

14/05/2018 - 16:37  

A Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (16), sessão solene em homenagem aos 200 Anos de Aclamação de Dom João VI como rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. O evento começa às 9h, no Plenário Ulysses Guimarães.

Na sessão, serão entregues os prêmios aos estudantes vencedores dos concursos de desenho e de vídeo sobre o tema. Haverá ainda o lançamento de um selo comemorativo dos Correios e da publicação "D. João VI e a construção das bases do Estado Nacional", da Edições Câmara.

Os eventos integram as comemorações do bicentenário de independência do Brasil (1822/2022), que começaram no ano passado, na Câmara, com as homenagens à chegada da imperatriz Leopoldina.

Exposição

A mostra "Dom João VI e a Construção do Brasil", em exibição na Câmara dos Deputados, pode ser visitada até o dia 23 de maio, no corredor de acesso ao Plenário Ulysses Guimarães, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. A exposição mostra um pouco do legado do monarca para a construção do Estado brasileiro, que inclui a abertura dos portos, a instalação de indústrias, a criação do Banco do Brasil, dos Correios, do Jardim Botânico, entre outras realizações.