Institucional

Cedes celebra 15 anos com eventos no mês de abril

Objetivo do órgão é elaborar estudos que ajudem na formulação de políticas públicas

05/04/2018 - 15:18  

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes) da Câmara dos Deputados completará 15 anos de atuação no dia 15 de maio de 2018 com a marca de 22 títulos publicados. Para celebrar a data, alguns eventos foram programados para este mês. Na próxima terça-feira (10), será lançado o livro “Instituições de Ensino Superior e Desenvolvimento Regional: potencialidades e desafios”, às 17h30, no Salão Nobre. No dia 18, será realizado o seminário “Instituições de Ensino Superior e o Desenvolvimento Regional: iniciativas e perspectivas”, das 9h às 18h, no auditório Nereu Ramos. O lançamento do estudo “Agenda Segurança Cidadã”, esta semana, também fez parte das comemorações.

O Cedes
O Cedes é um órgão superior da Câmara dos Deputados, vinculado diretamente à presidência da Casa. Criado pela Resolução 26/2013, destina-se a oferecer embasamento técnico-científico necessário ao planejamento de políticas e ao processo decisório no âmbito da Câmara. Com o apoio da Consultoria Legislativa, o Cedes promove estudos relativos à formulação de políticas públicas, definição de linhas de ação e respectivos instrumentos normativos de interesse da Casa quanto a planos, programas ou projetos, políticas e ações governamentais. Com isso, absorveu o acervo, os trabalhos e as atribuições do Conselho de Altos Estudos e Avaliação Tecnológica, extinto pela Resolução.

Composição
Formado por um presidente, designado pelo presidente da Câmara dos Deputados para um mandato de dois anos, e 11 outros membros parlamentares, indicados pelos líderes e designados pelo presidente da Câmara, com observância da proporcionalidade partidária, o Cedes produz publicações em duas séries: estudos estratégicos e cadernos de trabalhos e debates.

Temas
A definição dos temas a serem estudados a cada período, no limite de quatro estudos estratégicos e quatro cadernos, simultaneamente, ocorre por solicitação dos membros titulares do Centro. Deputados não integrantes do Cedes podem sugerir temas, mas sempre por meio de um dos parlamentares membros. Definidos os assuntos, compõem-se as equipes, estabelece-se o plano e cronograma de ação, buscam-se especialistas em cada um dos temas, sistematizam-se as discussões e dá-se curso ao cronograma de eventos promovido com os entes afins.

As publicações, que resultam do trabalho de consultores destinados a cada estudo, são assinadas pelo parlamentar membro do Cedes que indicou o tema, na condição de relator do estudo, e também pelo grupo de consultores que realizaram a obra. Esse material, além de ser disponibilizado aos parlamentares que têm interesse no assunto, é também distribuído a especialistas e órgãos públicos afins, bibliotecas e universidades. Digitalmente, cada publicação fica disponível na página do Cedes no portal da Câmara dos Deputados.