Institucional

Portal do Congresso e identidade visual sobre os 30 anos da Constituição são lançados

05/10/2017 - 18:15  

 A Câmara dos Deputados e o Senado Federal lançaram, nesta quinta-feira (5), o hotsite e o selo comemorativos dos 30 anos da Constituição Federal. O hotsite está hospedado no novo portal do Congresso Nacional, que ganhou design reformulado e conteúdos adicionais. Os lançamentos abrem as atividades comemorativas dos 30 anos de promulgação da Constituição, a serem celebrados em 5 de outubro de 2018.

As ações estão em consonância com o Ato Conjunto 4/2017, assinado pelas diretorias-gerais do Senado e da Câmara, que prevê o compartilhamento de serviços e a padronização de procedimentos administrativos entre as duas Casas.

Hotsite
O hotsite 30 Anos da Constituição traz informações sobre as histórias e os avanços da Carta Magna, além de temas correlatos. Esse trabalho foi feito em conjunto pelo Senado e pela Câmara, que compartilharam as informações históricas sobre o processo de construção da Constituição. Há fotos e pronunciamentos, além de uma linha do tempo. Toda a programação comemorativa também está sendo feita em parceria.

Portal do Congresso
Entre as mudanças implementadas no portal do Congresso Nacional, desenvolvido pela Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen) em parceria com a Câmara dos Deputados, está a disponibilização de todas as medidas provisórias em uma página própria, com informações sobre tramitação, ementas, prazos e documentos. As informações que estão atualmente nos sites do Senado e da Câmara, separadamente, serão agrupadas no portal do Congresso. Haverá mais informações sobre os vetos, como o texto inicial da matéria e a seção específica para enumeração dos dispositivos vetados. O usuário poderá ainda filtrar os resultados das votações dos vetos por unidade da Federação, partido e voto dos parlamentares. As leis orçamentárias e os projetos de leis orçamentárias estarão organizados por ano de referência, de forma a facilitar o acesso à informação. Essa organização busca difundir a ideia de ciclo orçamentário.

A reformulação buscou melhorar a conexão com os internautas, uma vez que a interação foi facilitada por meio da organização em uma só página de todas as matérias em tramitação no Congresso. A navegação fácil e intuitiva garante aos cidadãos meios mais simplificados para acessar as informações das duas Casas. Os usuários não precisarão mais entrar em vários sites para reunir informações isoladas e poderão contar com um sistema visual mais moderno de fluxograma e menus.

Com informações do Senado